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O céu e o inferno do Home Office
Cada dia mais eu vejo as pessoas escolherem trabalhar em suas próprias casas. Se moram em São Paulo, então, isso se parece muito com o céu. Imagina não ter que enfrentar o trânsito cada vez mais caótico da cidade, não ter que pagar o aluguel de um
Cada dia mais eu vejo as pessoas escolherem trabalhar em suas próprias casas. Se moram em São Paulo, então, isso se parece muito com o céu. Imagina não ter que enfrentar o trânsito cada vez mais caótico da cidade, não ter que pagar o aluguel de um escritório e o salário de alguém para recepcionar pessoas e atender ao telefone, outra pessoa para limpar, fazer café ou outras pequenas tarefas do dia-a-dia? Pensar nisso traz imediatamente a certeza de que não existe uma melhor escolha.
Muito bem, parece ser uma solução perfeita, mas antes de decidir por trilhar esse caminho, é necessário colocar em uma balança os prós e os contras dessa situação. Pensou que só existiam prós? Engano, pois existem os contras. É preciso avaliar com cuidado, veja o que está logo ali esperando.
O inferno começa quando você não tem disciplina suficiente para definir e respeitar um horário para iniciar e outro para terminar seu dia de trabalho. Você tem que deixar a casa de lado enquanto está “no escritório” exatamente como o fazia ao trabalhar numa empresa. Da mesma forma, tem que “largar o serviço” num horário que não invada sua vida familiar. Claro que algumas exceções sempre podem acontecer, você ter que terminar uma tarefa à noite, depois do jantar, mas cuidado para não fazer disso uma regra.
Ter disciplina suficiente para não se dispersar é fundamental. Não dá para ir à cozinha tomar ou fazer um café a toda hora ou arrumar uma gaveta “para descansar a cabeça” ou servir um sorvete no meio da tarde. Além de perder o foco no que você está fazendo, vai ficar gordo. Não dá, certo? Se você decidir fazer trocas entre horário de trabalho e horário de lazer, trate de cumprir, ou seja, saiu para ir ao cinema na sexta à tarde e deixou para trabalhar à noite, faça exatamente isso, sob o risco de começar a tratar seu trabalho com menos compromisso.
Seu espaço de trabalho deve ser definido, especialmente se você tem crianças e bichos em casa. Mesmo que seja um cantinho, deve ser só seu e suas coisas devem ficar guardadas nele. Nada de deixar seus papeis e relatórios rodando pela casa. Se o cachorro comer, não vai ter aquela professora compreensiva do tempo da escola para a qual você pede mais uma chance.
Ter uma secretária eletrônica é fundamental para atender às chamadas quando você não está disponível. Se puder, deixe um número apenas para o seu trabalho, separado do telefone da família. Se for possível contratar um serviço de detecção de chamada, isso pode ajudá-lo a não perder tempo com chamadas irrelevantes. Explique às pessoas que vivem com você que o telefone do escritório é para seu uso no trabalho. Elas não precisam atender e não devem usar para falar com o namorado ou a comadre.
Se não puder ter dois telefones e o do trabalho for o mesmo que o da família é bom preparar quem fica em casa para atender. Explique direitinho como as pessoas que o procuram devem ser tratados e, principalmente, como anotar os recados. Tenha um bloco de papel e uma caneta num lugar fixo para isso. Se você morar num prédio, esses avisos devem incluir porteiros e zelador, especialmente no que se refere a materiais entregues na portaria para você.
Use tudo o que puder das novas tecnologias, elas podem ser muito úteis. As novas linhas digitais permitem navegar na Internet e falar ao telefone simultaneamente. Outra saída é utilizar os serviços das TVs a cabo para plugar o micro na rede. Não esqueça de tomar providências para a segurança de suas informações, pois você pode ficar vulnerável a hackers se não tiver sistemas de proteção.
Não seja bobo de comprar um computador porque é bonito ou está na moda. Veja um que lhe sirva e que você seja capaz de operar. Especialmente se você passou dos 50, normalmente precisa de ajuda em algumas tarefas e seus filhos odeiam quando você lhes pede, mesmo que sejam pequenas explicações que eles estão carecas de saber. Não esqueça que aquele serviço de suporte 24 horas que você tinha na empresa em que trabalhava não existe mais no seu escritório em casa, a menos que esteja disposto a pagar um bom dinheiro.
Avalie bem se você precisa de outros equipamentos como impressoras, fax ou scanners. Muitas vezes a falta desses equipamentos produz muitas encrencas e stress, tirando sua energia, que poderia estar sendo usada em produzir aqueles projetos brilhantes que você é capaz.
Trabalhar de pijama, com barba por fazer ou sem pentear o cabelo pode parecer libertador, mas só vai fazer com que você se sinta relaxado e esse não é o estado de espírito ideal para quem pretende ser produtivo. Não improvise cadeira e mesa, arquivos e estantes, pois a bagunça pode fazer você se perder entre papeis e, quem sabe, ter que fazer o mesmo trabalho mais de uma vez.
Explique sua rotina para sua família e peça que a respeitem. Se você é mulher, então, nem se fala, explique tudo uma, duas, vinte vezes. Seus filhos não podem pedir que você fique intermediando suas brigas constantemente. Sua empregada tem que saber que não pode entrar no seu escritório a cada cinco minutos para saber o que faz com sua blusa ou seu sapato. Diga a ela para fingir que você não está em casa e resolver do jeito dela. Se ela fizer tudo errado, deixe para chamar a atenção no outro dia antes de começar seu dia. Não é porque você está em casa que sua rotina de trabalho deve mudar.
Bem, você pode ter mais céu do que inferno, se for capaz de realmente “profissionalizar” sua rotina. Se você não conseguir, trate de repensar sua opção. É o que algumas pessoas já estão fazendo…