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7 passos para você se organizar e vencer a crise em 2016
“Selecione as três metas mais importantes das 10 que você gostaria de realizar em 2016, colocando, inclusive, as datas em que elas devem acontecer”, ensina Weder Carneiro, empreendedor e especialista em Gestão
O final do ano chegou e, tal como 2015, décimo sexto ano do segundo milênio promete ser agitado e difícil para os setores econômicos aqui no Brasil. Como todo final de ano, criamos listas, planos e objetivos que, com muito esforço, podemos conseguir no próximo ano. Porém, nem tudo são flores na tentativa de seguir as metas idealizadas e superar a atual crise existente.
Por isso, Weder Carneiro, especialista em Gestão e Marketing, listou os 7 principais passos para organizar sua empresa em 2016 e vencer a crise.
“Selecione as três metas mais importantes das 10 que você gostaria de realizar em 2016, colocando, inclusive, as datas em que elas devem acontecer”, ensina o empreendedor. Ao estabelecer os três principais objetivos, é possível dar os primeiros passos na construção do crescimento da empresa.
Abaixo você confere os seis principais pontos elencados pelo profissional:
1 - Contextualize a situação inicial
Observe o cenário, o histórico dos fatos positivos e negativos para o negócio, a situação atual e, por fim, busque informações complementares para sanar qualquer dúvida. “É necessário olhar para a empresa, para o mercado e, especialmente, ter os objetivos alinhados aos valores, missão e visão do negócio”, explica.
2 - Identifique as possibilidades
Identifique as várias possibilidades de como resolver os seus problemas ou abrir novos caminhos. “Veja quais são suas possibilidades profissionais: pode ser um curso, uma parceria, investir em um treinamento ou em melhorias na empresa”. Ele explica que deve-se listar as opções e decidir por aquela mais realista.
3 - Execute o planejamento
Confie em você e na direção dos seus sonhos e ambições. “Ou você toma a dianteira nos seus rumos profissionais ou eles se darão ao acaso: você pode escolher qual opção quer”, alerta Weder.
“Deve-se alinhar os objetivos do negócio com os funcionários, que precisam saber aonde a empresa quer chegar; que tipo de clientes vai priorizar; qual o portfólio de serviços vai prestar; e como será essa entrega para o cliente”. Assim, o funcionário deve desenvolver uma maior capacidade de participar e auxiliar no planejamento, necessitando somente que a comunicação empresa/membro seja limpa e direta. “Se o atendimento precisa ser efetivo, é necessário explicar o que isso significa, já que cada um pode interpretar a palavra de formas diferentes”, ensina o especialista.
4 - Mensure seus passos
Sempre que possível, reveja seu planejamento e analise sua evolução ao longo do trabalho, visando assim definir o caminho e a direção que tudo está tomando. “No caso de um objetivo que se pode alcançar em curto prazo, é importante fazer revisões semanais para avaliar o progresso. Projetos com prazos mais longos podem ser divididos em quatro passos ou mais, e ter revisões após a realização de cada um deles”, ensina o empreendedor.
5 - Comemore suas conquistas
Conseguiu atingir as metas? Festeje, dê-se um presente. “Essa recompensa é merecida e faz muito bem à mente”.
6 - Lembre-se que tudo é um ciclo
Segundo o especialista, a caminhada do sucesso demanda ações contínuas. “Assim, tão importante quanto crescer é continuar trabalhando para atingir novos objetivos, novas metas e novos ganhos”, lembra o especialista.
7 - Aposte nos softwares e na própria crise
Weder relata que atualmente existem diversas ferramentas gratuitas que ajudam a definir projetos e tarefas, além de quem irá participar e de que forma exatamente. Como 2016 não promete ser um ano fácil na economia brasileira, o especialista destaca o valor de proximidade com o cliente. “Estudos realizados nos Estados Unidos apontaram crescimento em milhares de empresas que apostaram no relacionamento com o cliente e na publicidade, mesmo durante a grande crise americana de 2008 e 2009”, conclui.