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Como encontrar sua ideia de negócio

Tudo inicia com uma ideia. Neste mês, apresentamos a página Ideias de Negócios, no portal Sebrae, que concentra informações específicas sobre 448 tipos de empreendimentos

Tudo inicia com uma ideia. Neste mês, apresentamos a página Ideias de Negócios, no portal Sebrae, que concentra informações específicas sobre 448 tipos de empreendimentos

Mudam as demandas e os negócios

A paixão por cães e gatos e o tempo cada vez mais escasso para cozinhar estão entre as razões para o boom de pet shops e casas de bolo no país. Os food trucks, que servem comida nas ruas das cidades, são outro fenômeno atual e tendem a se fortalecer assim que os demais estados fizerem como São Paulo e Rio de Janeiro e regulamentarem a atividade.

Mas já houve uma época em que garantido era abrir uma locadora de vídeo. Lembra? “Há alguns anos, candidatos a empreender tinham muito interesse em informações sobre videolocadoras e mercearias, por exemplo. Hoje, esse conteúdo quase não é mais procurado”, afirma a analista Luciana Macedo de Almeida, da Unidade de Capacitação Empresarial e Cultura Empreendedora do Sebrae e gestora da página Ideias de Negócios.

Fonte de consulta

Esse banco de dados gigante e gratuito – disponível na internet, em aplicativo para celular e nas unidades do Sebrae – atualmente soma 448 ideias de negócios. Cada uma delas inclui estudos sobre mercado, legislação, espaço, pessoal, equipamentos, tecnologia, investimento necessário, capital de giro etc.

Dessa forma é possível saber, por exemplo, que existem 13 milhões de brasileiros com algum tipo de deficiência motora e os produtos e serviços específicos para esse público movimentam mais de R$ 1 bilhão ao ano. E sabe quanto custa abrir uma oficina de adaptação de veículos para deficientes físicos? Cerca de R$ 27 mil, entre aluguel e reforma do espaço, equipamentos e materiais, como registra a página.

Empreender (Foto: Sebrae)

Cada ideia é estruturada em mais de 20 capítulos, dando ao cliente uma visão geral sobre o empreendimento, como mercado, legislação específica, localização, pessoal, equipamentos, tecnologia, investimento necessário, capital de giro, custos, entre outros. Todas as ideias de negócios têm conteúdos sobre os mesmos tópicos, assim é possível compará-las antes de se decidir.

Tradição e inovação lado a lado

“Todas as ideias têm a mesma estrutura de conteúdos. Assim o cliente pode compará-las”, diz Luciana. “O objetivo é disseminar informações sobre diversos negócios e apoiar o empreendedor na tomada de decisão sobre qual empreendimento montar.” A especialista conta que a lista contempla desde as tradicionais padarias e lanchonetes às inovadoras empresas de animação 3D e lava-jato a seco.

De dois em dois anos, os conteúdos passam por atualização e novas atividades são acrescidas anualmente, em função da demanda. Em 2016, as sex shops, por exemplo, devem engrossar a classificação, como aconteceu em outubro passado com os temas food truck, esmalteria, troca de óleo, corretora de imóveis, escritórios de arquitetura e de advocacia e clínicas de quatro especialidades: veterinária, odontologia, nutrição e psicologia.

Na hora de navegar pelo portal ou pelo aplicativo, o sistema de busca permite formas variadas de pesquisa. Quem já sabe o que deseja acessa a ideia específica. Mas essa não é a situação da maioria: “Muita gente não sabe em que apostar, então pode ver a listagem completa e ir lendo os conteúdos de um negócio após o outro”, diz Luciana. “Mas eu recomendo que escolham um setor de atuação com o qual tenham afinidade e, então, confiram as opções.”

Sebrae (Foto: Sebrae)