Avenida Senador Salgado Filho, 4551 - Uberaba - Curitiba/PR
- (41) 3278-7517
- (41) 3278-5889
Ser dono do próprio negócio exige conhecimento
Empresários precisam buscar cursos de atualização e aperfeiçoamento para se manterem competitivos no mercado
De acordo com a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) de 2008, o Brasil é o terceiro mais empreendedor entre os países que fazem parte do G20 financeiro, grupo que reúne as nações mais ricas e principais emergentes do mundo. O país ficou atrás apenas da Argentina e do México. A pesquisa, que mede as taxas de empreendedorismo mundial, entrevistou duas mil pessoas no Brasil e mais de 100 mil pessoas no mundo.
Por outro lado, segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), mais de 50% das empresas fecham as portas nos primeiros cinco anos. Porém, em 2007, um estudo do Sebrae e da Vox Poupoli no país apontou que a taxa de sobrevivência das empresas de pequeno porte aumentou cerca de 25%. Esse resultado deve-se, principalmente, a maior qualidade empresarial.
Apesar de apresentarem-se mais bem preparados para enfrentar os desafios do mercado, mais da metade dos empresários vem buscando assessoria ou auxílio para o gerenciamento de suas empresas. "Hoje, a maioria dos gestores compreende que, para o negócio sobreviver, é preciso uma constante atualização".
Muitos empreendimentos não sobrevivem por falta de planejamento. É primordial que o futuro empresário faça um plano de negócios. Este documento traça um retrato fiel do mercado, do produto e das atitudes do empreendedor. Isso vai propiciar segurança para quem quer iniciar uma empresa com maiores condições de êxito ou mesmo ampliar ou promover inovações em seu negócio.
Quem deseja enveredar pelo mundo dos negócios pode procurar a ajuda do Sebrae, que além de consultoria e cursos, auxilia na montagem do plano de negócios. As universidades também oferecem espaço para os futuros empresários nas incubadoras, cuja proposta é estimular e apoiar a criação de empreendimentos inovadores dos alunos.
É possível criar uma empresa sólida desde que haja planejamento. Empreender é sempre um risco, mas empreender sem planejamento é um risco que pode ser evitado.