Avenida Senador Salgado Filho, 4551 - Uberaba - Curitiba/PR
- (41) 3278-7517
- (41) 3278-5889
Por que alguns gestores educacionais não estão utilizando a inteligência artificial em seu PDI e metodologias?
Hoje o educando é uma MERCADORIA ou um CLIENTE? A resposta está com os Gestores Educacionais, aquele que se deixam levar pela Gestão Econômica e Financeira.
INTRODUÇÃO
É muito comum alguns Gestores Educacionais deixar-se levar pela Gestão Financeira e Econômica, buscando através do Marketing, melhorar a captação de matrículas, deixando a reflexão sobre se o atual educando é uma MERCADORIAS ou um CLIENTE?
Sabemos que as adversidades de todas as formas abalam o Mundo, principalmente aquelas instituições de ensino que busca a continuidade e sustentabilidade, muitas vezes atropelando os princípios educacionais, e se deixando levar pela busca do Capital e do Poder, considerando sua posição diante do cenário estatístico da qualidade educacional desejada.
Entendemos que a busca da qualidade, depende de diversos fatores, assim como temos a informações que alguns Gestores Educacionais, tem ciência da importância da Inteligência Artificial, mas estão limitados por outros fatores.
Nessa indecisão, encontramos uma geração de educandos que estão preocupados com a qualidade educacional e principalmente com a evolução da Inteligência Artificial, e sabem que podem impactar o seu futuro promissor se não vivenciar a evolução da Inteligência Artificial.
EXEMPLOS PRÁTICOS
Muitos Gestores Educacionais, Coordenadores, corpo docente e discente não estão preparados para ministrar ou mesmo educar a atual geração para que possam garantir um futuro promissor diante das adversidades existentes.
Estamos sendo informados pelas mídias, novas profissões que estão sendo criadas assim como observamos que algumas serão extintas ou afetadas pela Inteligência Artificial, já que o educando tem acesso às midas que demonstram a evolução da IA.
É insensato buscar ensinar ou oferecer conhecimento em sala de aula, por métodos ou profissionais que desconhecem o quanto a Inteligência Artificial está sendo utilizado pelos educandos, as vezes dentro ou fora da sala de aula.
Hoje, temos diversas app’s que oferecem informações ao educando, quer sejam os aplicativos, as inteligências artificial e principalmente as consultas nos sistemas:
- www. Google.com;
- www. Baidu. Com;
- www; Yandex. com
Se a Instituição de Ensino, não tiver um ÓCULOS DE REALIDADE VIRTUAL com sistemas, equipamentos no seu Laboratório, para nivelar o educandos com a Inteligência Artificial, sem Professores antenados com a IA, poderá comprometer o futuro de seus educandos.
A simples posse de um Notebook, com slides, sobre o assunto da disciplina, precisa ser mais focada na Inteligência Artificial, fazendo com os educandos possam proceder sua pesquisa, e mostrar afinidade com a IA.
Lembro que a própria TV GLOBO, fez mudança no cenário, utilizando um grande tela em led, usando a IA, que praticamente reduz a importância do apresentador, que sabemos já podem ser substituídos.
O educando precisa de NOVAS habilidades, competências, eixo práticos, aprender outros idiomas, e vivenciar a Inteligência Artificial em todas as disciplinas, mesmo sabendo da limitação dos atuais Mestres e Gestores.
SISTEMA POLÍTICO
O atual sistema político (Executivo, Legislativo e Judiciário), precisa receber um UP GRADE qualitativo com a Inteligência Artificial, para que possam entender o significado da palavra REPRESENTAÇÃO, onde a Gestão Pública deve se desenvolver com a utilização dos recursos públicos para contes as desigualdades e dos agravos sociais.
Devemos entender que o CUSTO e DESPESAS para manter e conservar um elefante branco, que suga o Erário há 523 anos, precisa encontrar um ponto em comum que possa satisfazer a pirâmide social.
Não há tempo nem recursos, para manter essa máquina que digere facilmente os recursos, devidamente alicerçada por fragilidades dos valores e princípios dos seus integrantes.
A sociedade precisa dotar ações e atitudes que possam MUDAR o atual SISTEMA, pois seu continuísmo é impactante para o desenvolvimento econômico e social do país.
A sociedade, hoje, entende que o atual SISTEMA, é um dos causadores pela desigualdade e agravos sociais, que abalam a base da pirâmide, e isso precisa mudar.
EDUCAÇÃO E SAÚDE
Os recursos que devem ser aplicados nas melhorias da educação e saúde, não representam a necessidade e realidade nos tempos de hoje, e a sociedade já demonstrou que precisa de MUDANÇA.
Acreditamos que essa mudança deve acontecer nas Eleições Municipais de 2024, e em seguida nas demais eleições que se apresentarão no seu devido tempo.
Aconselhamos que o atual Governante, adote programas e medidas acauteladoras, que possam demonstrar a mudança com as melhorias já administradas.
O setor Público e o setor Privado, precisam elaborar um estudo do cenário atual e buscar visualizar um cenário futurístico, mesmo considerando as adversidades atuais e suas variáveis, pois a população precisa de ações e atitudes racionais e lógicas.
SEGUINDO O QUE ENSINA A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Em nossa pesquisa solicitamos ajuda das IA’s, e elas nos informação:
(CHATGPT)
“Falta de recursos financeiros: Implementar sistemas de inteligência artificial pode ser custoso, e muitas instituições educacionais podem não ter os recursos necessários para investir nessa tecnologia [1].
Falta de conhecimento técnico: A complexidade da inteligência artificial requer conhecimento especializado para implementação e uso eficaz, algo que muitos gestores educacionais podem não possuir [2].
Barreiras culturais e resistência à mudança: A introdução de novas tecnologias pode encontrar resistência entre professores, funcionários e alunos, o que pode dificultar a adoção da inteligência artificial [6].”
(PERPLEXITY)
“Desconhecimento da tecnologia: Alguns gestores podem não estar familiarizados com a tecnologia da IA e suas aplicações na educação, o que pode levar a uma relutância em adotá-la
Preocupações com privacidade e segurança: A IA pode levantar preocupações sobre a privacidade dos alunos e a segurança dos dados, o que pode dissuadir alguns gestores de usá-la
Acesso à tecnologia: Alguns gestores podem não ter acesso à infraestrutura tecnológica necessária para implementar a IA em suas atividades educacionais
Falta de recursos financeiros: A implementação da IA pode exigir investimentos significativos, o que pode ser um obstáculo para alguns gestores, especialmente aqueles em contextos de baixa renda
Preocupações com a reprodução de desigualdades: A IA pode ampliar as desigualdades existentes na educação se não for implementada e gerenciada adequadamente
Resistência ao uso da tecnologia: Alguns gestores podem ser resistentes ao uso da tecnologia em geral, o que pode se estender à IA
Dependência excessiva da tecnologia: O uso excessivo da IA pode levar a uma dependência excessiva da tecnologia, o que pode ser um fator dissuasivo para alguns gestores
Falta de conhecimento sobre os benefícios e riscos da IA: Alguns gestores podem não estar cientes dos benefícios e riscos associados à IA, o que pode influenciar sua decisão de usá-la ou não.”
CONCLUSAO
Em plena evolução da Inteligência Artificial, com computação quântica, Metaverso, realidade virtual e aumentada, o mundo está se transformando muito rápido, e precisamos acompanhar essa evolução.
Sabemos que os INCLUÍDOS são quantitativamente inferior aos EXCLUÍDOS do SISTEMA, por motivos óbvios.
Se hoje, temos o OCULOS DE REALIDADE VIRTUAL, para que possamos entender tais evoluções, é completamente racional entender que os demais SISTEMAS precisão se remodelar de conformidade com tais evoluções.
Devemos entender que o MUNDO está se transformando muito rápido, e mesmo no período pós Conflito Bélico, devemos acompanhar essa transformação, onde poucos sobreviverão.