Avenida Senador Salgado Filho, 4551 - Uberaba - Curitiba/PR
- (41) 3278-7517
- (41) 3278-5889
Avaliação – Base educacional na qualidade do profissional
O mundo globalizado, os sistemas econômicos e sociais de qualquer sociedade
“O processo de avaliação educacional na formação dos profissionais, reduzem os agravos sociais e melhoram os índices econômicos, políticos e sociais, eis um segredo do SUCESSO.” (Elenito Elias da Costa e o genial LEVY DA COSTA).
Introdução
O mundo globalizado, os sistemas econômicos e sociais de qualquer sociedade, inclusive as inovações tecnológicas, devem ser a tônica dos sistemas educacionais, mas sabemos quão difícil é para alguns países, mesmo que sejam continentais, tenham riquezas naturais e minerais, terras férteis, seja o celeiro do mundo, e tenham um número populacional elevado, pois TODAS essas riquezas, deveriam inibir as desigualdades sociais e conter os agravos sociais, e sabemos quais os fatores negativos que impedem a mudança desse cenário maléfico.
Devemos entender que as MUDANÇAS POSITIVAS só serão possíveis através de uma EDUCAÇÃO DE QUALIDADE, pois o Brasil tem 521 anos de existência, e precisa de mudanças radicais para acompanhar os demais países que estão se desenvolvendo rapidamente e acompanhando as inovações tecnológicas.
O mais gritando é que sabemos quem são os CULPADOS por esse estado deplorável dessa situação que precisa de MUDANÇAS RADICAIS para alcançar uma posição mais satisfatória, e mesmo assim ainda somos letárgicos diante dessa realidade que poderá comprometer as gerações futuras e todo o futuro dessa Nação.
Somente um povo educado poderá exercer seus direitos que possam TRANSFORMAR todas essas riquezas em ganhos econômicos para todos e reduzir as desigualdades sociais que alijam e maculam negativamente nosso País.
Quando avaliamos a educação da FINLÂNDIA, CHINA, HONG KONG, TAIWAN, RUSSIA e demais países, observamos quão distante estamos de alcançar números e níveis mais suportáveis, inclusive á busca da recuperação ECONÔMICA, dai podemos entender que é a EDUCAÇÃO DE QUALIDADE o real objetivo.
NÍVEL DE EDUCAÇÃO DO BRASIL DE HOJE
Quando DEUS nos explicou o princípio da criação, levou ADÃO e EVA ao paraíso, e lá disse que poderiam viver eternamente, mas não comesse do fruto proibido, horas depois EVA (curiosa por natureza) foi induzida por uma serpente (que ainda hoje nos causa medo) provar daquele fruto (maçã) e EVA não satisfeita ainda chamou ADÃO a também provar daquele fruto, em seguida DEUS, zangado chutou o balde, e reclamou daquela ação, e sentenciou em seguida que após essa desobediência, tu, ADÃO VIVERÁS E COMERÁS COM O SUOR DO TEU ROSTO, mas em seguida reconheceu que o ser humano é imperfeito e que deve aprender com seus erros, mas complementou que TU ÉS MINHA IMAGEM E SEMELHANÇA, PORTANTO ÉS DIVINO, acreditamos que devemos proceder a uma interpretação desse evento com maior profundidade de conhecimento somente entendido através de uma educação de qualidade.
Somente agora entendemos a expressão CAIR DE PARAQUEDAS, ou seja, eleger um indivíduo com pouquíssima formação e conhecimento demonstrado pela inexistência de projetos ao longo dos seus 28 anos na política, sem nenhum debate político, ser paraquedista aposentado pelas próprias FFAA’s por desequilíbrio mental, pegar dinheiro público para “comer gente”, “eu não pedi para ser Presidente”, “o Brasil está quebrado” e demais, é prova incontestável que o ERRO de parte dessa sociedade que está desprovida de qualquer senso mínimo de inteligência e desistiu de acreditar no conhecimento oriundo de uma educação de qualidade, e o mais grave foi inserir o país em um cenário caótico.
Uma autoridade com tendências de paraquedista, geralmente vive com a cabeça nos ares, e enxerga pouco o solo em que pisa, pois representa a base da pirâmide social que sustenta as demais classes, talvez seja essa a razão em que a deficiência de ter nove dedos nas mãos e a profissão de metalúrgico, tenha maior visibilidade junto á massa populacional.
Obstante ao fato, informamos ao leitor que somos totalmente APOLITICOS, e não podemos nos deixar levar por fanatismo, principalmente o POLITICO e o RELIGIOSO, por entender que hoje, representam obstáculos por melhorias educacionais.
Outro fator que devemos chamar sua atenção, ter uma Instituição Financeira, criada por uma Startup/Unicórnio, que não tem sede jurídica física, tem uma atividade econômica, direta, pura e cristalina, ter o percentual de maior lucro se comparado com o Bradesco, Itaú, Banco do Brasil, não deseja enganar ninguém, tem as taxas usuais normais, sejam efetivas e nominais, tem um marketing publicitário altamente explicativo e transparente, identifica o status de futuro do seu correntista com uma precisão de 100% e inimaginável e se chama, humoristicamente de NU BANK.
Ser conhecido em todo o globo como o país do CARNAVAL, do FUTEBOL, da CORRUPÇÃO, descoberto por Portugueses, colonizado pelos USA, adota o sistema de República Federativa, com Democracia, e um sistema de Capitalismo de Mercado, o fato de ter liberdade de expressão não inibe a posição e condição de escravo moderno, pelo simples fato de termos uma educação desprovida de total qualidade, onde se acredita que um povo deseducado se torna um escravo eficiente.
Saber que temos a melhor UNIVERSIDADE da América Latina (USP), mas não temos um prêmio Nobel, como a Argentina, Chile e demais países, falarmos o idioma Português circundado por países que falam o Espanhol, sermos colonizados por USA e poucos falam o Inglês, tem a mesma importância de saber que habitamos um país RICO, mas somos POBRES, essa afirmativa e verdade incontestável nos obrigam a lembrar do grande ônus que pagamos por não termos uma EDUCAÇÃO DE QUALIDADE.
A simples ação e atitude de matricular a criança, lhe dando fardamento, livros, tablet e alimentação, cumprir o que determina a nossa Constituição Federal, mas não INVESTIR em utensílios e equipamentos, carteiras, ambiente escolar, biblioteca, sistemas de TI, inclusive com a fragilidade na capacitação e qualificação do corpo docente e o mais gritante NÃO valorizar aqueles que fazem a diferença, nos deixa com índices avaliativos comparados com países desprovido de uma educação onde o número de ANALFABETOS (em todos os níveis) se eleva a cada ano, inclusive o abandono escolar pela inexistência de feeling junto ao mercado.
A simplória ação de educadores em passar para outros níveis educandos sem nenhuma qualidade aprovativa demonstra que essa QUANTIDADE encontrará num futuro breve que a QUALIDADE negligenciada, poderá incluir o educando/profissional no processo de EXCLUSÃO SOCIAL indesejável no sistema altamente seletivo, e nesse momento a TIA/TIO se coaduna com a BRUXA/BRUXO que sentenciou o destino daquele educando.
Nesse momento podemos entender e interpretar o porquê, que FIODOR M. DOSTOIEVSKY nos brinda com seus livros, O IDIOTA, CRIME E CASTIGO, IRMÃOS KARAMAZOV, OS DEMÔNIOS, e DANTE ALIGHUERE no seu livro INFERNO e DAN BROWN em seu volume O INFERNO, todos, já identificavam previamente o futuro do brasileiro.
Sem conhecimento do idioma pátrio, pois muitos não gostam de LER, não entendem o que LEEM, não consegue ESCREVER, e tem dificuldade em defender seu senso critico, e não falam o idioma, INGLÊS, como podemos observar esse educando ou mesmo profissional terá dificuldade em adentrar para aprender a programação de informática no ambiente da Inteligência Artificial, algoritmo, lógica Fuzzy, Machine Learning, Deep Learning, Data Mining, Rede Neural, informações e dados in the cloud, latência, stream, Open AI, Code System, GPT-3, Python, SQL, Orange, Java Script, numa velocidade 5G/6G, ou mesmo entender o Metaverso, só mesmo com uma avaliação mais pedagógica, formativa e somativa aplicada por Professores (as) antenados com o futuro promissor, esse quadro poderá melhorar.
Lembramos que nesse processo o TEMPO é irreversível e diante dos fatos podemos identificar o grande desafio que temos a nossa frente, pois se não houver coesão em bloco é bem provável que o GOVERNO deve inserir políticas mais assistencialistas para a sobrevivência dos excluídos.
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL
A estrutura e o processo educacional no Brasil precisam de MUDANÇAS incontestáveis, DE SÓLIDOS INVESTIMENTOS e a valorização dos Professores, inclusive aqueles que buscam fazer a diferenças nas aulas em que ministram suas disciplinas, mas sabemos que para tal acontecimento se faz necessários diversas AÇÕES e ATITUDES de representantes e de investidores.
Pedimos desculpas a PIAGET, 7 (sete) SABERES de Edgar Morin, Jack Dollars, e também a Paulo Freire, pois reconhecemos seus valores, mas lamentamos que as autoridades políticas não tivessem similar atenção e não tiveram o devido respeito a seus valores, e resolveram nivelar a importância da educação, mas o tempo convulsivo saberá dar a resposta em momento adequado e oportuno.
Toda a AVALIAÇÃO EDUCACIONAL ela é DIAGNÓSTICA, pois revela e demonstra o nível de conhecimento que o educando detém, é FORMATIVA quando revela o espírito de cidadania e a formação do educando, e é SOMATIVA quando o educando agrega outros conhecimentos extra sala de aula, obstante ao fato, devemos entender que a formação do profissional EXIGE maior tempo de estudos, pesquisa, eixo prático, e principalmente visão de mercado.
Quando a base familiar tem condições de prover o orçamento de sua árvore, seus frutos apresentam maior qualidade que possa conceder maior sustentabilidade e continuidade do seu futuro.
O TEMPO é irreversível, pois a atual situação apresenta um cenário nebuloso, acreditamos qualquer que seja o INVESTIMENTO sem um P D C A sem uma análise S W O T, para identificar os pontos fracos e fortes, podem comprometer as tentativas de melhorias, daí, devemos buscar uma EDUCAÇÃO DE QUALIDADE.
Se fizermos qualquer estudo em qualquer país, podemos identificar que sua base é a formação do profissional através de uma educação diferenciada e de qualidade, inexiste outra avaliação.
A valorização do professor deve anteceder sua formação, sua pesquisa e produção de artigos e livros publicados, suas palestras, seu oficio fora da sala de aula, e seu canal de comunicação com seu educandos, pois EDUCAÇÃO DE QUALIDADE se apresenta full time para todos os envolvidos nesse sistema.
A AVALIAÇÃO EDUCACIONAL deve fazer uso da Inteligência Artificial para a formação do educando, assim como o sistema deve utilizar software para individualizar o nível de conhecimento do educando, quer seja através de relatórios e gráficos que possam identificar um quadro comparativo de períodos de sua formação, E NÃO SOMENTE UMA NOTA OU CONCEITO que não consegue expressar a veracidade do status quo do avaliado.
CONCLUSÃO
Pedimos antecipadamente DESCULPAS a quaisquer Pessoas Física e Jurídica, ou similares que se sintam afetados pelos escritos do referido artigo, mas como pesquisadores utilizamos de atos e fatos que possam entender que o grande foco do referido é o sistema de AVALIAÇÃO EDUCACIONAL que deveria ser seguido em todas as instituições ensino de qualquer nível.
A grande lição que Xi Jiping, presidente da China, nos ensina com sua ação de grandes investimentos no continente africano, onde diversos países ali existentes, não tem a mínima condição de devolver em moeda o valor dos investimentos aplicados, e isso nos eleva a entender que o CAPITAL precisa cumprir sua base originária inserida no livro O CAPITAL de Karl Marx, onde recebeu adendos qualitativos de Thomas Pìketty com seus livros O CAPITAL DO SECULO XXI, e o outro A IDEOLOGIA DO CAPITAL.
Lamentamos que o grande número de excluídos que devem ser sustentados por políticas governamentais cresça exponencialmente diante desse cenário que vivenciamos.
Acreditamos ser inconcebível entender que habitar um país RICO e ser POBRE, essa burrice é derivado de uma ausência total da Educação de Qualidade, que vitima e escraviza grande parte da população, mas estamos cientes que o CAPITAL deve ser o meio para obter o CONHECIMENTO que objetivamente é o maior foco.
Acreditamos ainda que a maior riqueza é o CONHECIMENTO adquirido através de uma educação de qualidade e não os bens materiais que tem limite até seu encontra celestial.
AUTORES: Elenito Elias da Costa e o genial LEVY DA COSTA.